AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM
Keywords:
Afetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem.Abstract
A afetividade está presente nos diversos grupos de relações humanas e inclusive na área
escolar. No contexto educacional, pode ajudar ou prejudicar os resultados esperados
dependendo dos vínculos estabelecidos. No caso da relação professor/aluno as relações
afetivas podem influenciar no processo de aprendizagem e na preferência dos alunos por
alguma área do conhecimento. Assim o presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões
sobre a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem. Para tanto,
considerou-se também o papel do professor como um dos principais pontos. Foi possível
perceber durante a pesquisa bibliográfica feita que os teóricos apontam a real necessidade
das relações afetivas no ambiente escolar. São essas relações as quais podem determinar o
sucesso do educando na escola e, principalmente, em sua vida futura como cidadão que agirá
na sociedade para transformá-la. Nesse contexto, é preciso, pois, observar as contribuições
para o desenvolvimento intelectual e emocional, e a compreensão dos educadores de que os
alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado.
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References
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