AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM

Autores/as

Palabras clave:

Afetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem.

Resumen

A afetividade está presente nos diversos grupos de relações humanas e inclusive na área
escolar. No contexto educacional, pode ajudar ou prejudicar os resultados esperados
dependendo dos vínculos estabelecidos. No caso da relação professor/aluno as relações
afetivas podem influenciar no processo de aprendizagem e na preferência dos alunos por
alguma área do conhecimento. Assim o presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões
sobre a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem. Para tanto,
considerou-se também o papel do professor como um dos principais pontos. Foi possível
perceber durante a pesquisa bibliográfica feita que os teóricos apontam a real necessidade
das relações afetivas no ambiente escolar. São essas relações as quais podem determinar o
sucesso do educando na escola e, principalmente, em sua vida futura como cidadão que agirá
na sociedade para transformá-la. Nesse contexto, é preciso, pois, observar as contribuições
para o desenvolvimento intelectual e emocional, e a compreensão dos educadores de que os
alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado.

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Biografía del autor/a

Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa, Professora Efetiva da Rede Estadual da Bahia

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade
Interamericana. Mestra em Ciência da Educação pela Universidade Interamericana. PY. Lic.
Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana -Bahia (UEFS).
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual da Bahia
(UEBA).
Afiliação institucional E-mail: Professora Efetiva da Rede Estadual da Bahia.
ligiarenata60@gmail.com.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4523-0366

Citas

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 5ª ed. São Paulo: Gente, 2001.

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da libertação. Unesp, 2001.

GALVÃO, I. Henri Wallon – uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

LA TAILLE, Y. H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, ed. 15, Summus, 1992.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa. (2023). AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 1091–1099. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/44