REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS

Autores/as

Palabras clave:

Didática. Ensino Superior. Requerimento epistêmico. Obstáculo epistemológico.

Resumen

O presente ensaio objetiva produzir uma discussão sobre a Didática sua relação e contexto
de surgimento dentro da Ciência Moderna e a influência do pensamento de Comenius bem
como seu uso ou não uso pelos docentes do ensino superior. O material utilizado são obras
bibliográficas bem como o método está apoiado em uma pesquisa bibliográfica de cunho
indutivo e verificou que o uso constante das aulas magistrais sem a garantia de momentos
de discussão para a troca de experiências entre os alunos acaba por reduzir a possibilidade
de maiores câmbios de experiência ocasionadas por falta de requerimentos epistêmicos de
ensino provocando obstáculos para a aprendizagem principalmente no atual contexto em
que as inovações tecnológicas concorrem para o desinteresse cada vez maior dos alunos
pelos modelos de aula mais tradicionais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luiz Gustavo da Silva Costa, Universidade Federal do Amapá

Afiliação institucional: Universidade Federal do Amapá
E-mail: proflg@unifap.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5578-2992
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2889325419729247

Citas

BACHELARD, Gastom. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BURNS, Edward Macnall. e outros. História da Civilização Ocidental – Do Homem da Caverna às Naves Espaciais. São Paulo: Editora Globo, 2005.

CAMILLONI. Alícia R. W. Los obstáculos epistemológicos en la enseñanza. Síntesis realizada a partir del prólogo y capítulo I. Barcelona: Gedisa Editorial, 1997.

CAMILLONI, Alícia R. W. El saber didáctico. Cuestiones de educación. Buenos Aires. Paidós, 2007.

COMÊNIO, Jan Amos. A. Didática Magna: Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1966

GONFIANTINI, Virginia. Complejidad, Ética y Educación – Rosario: Laborde Editor, 2019.

JACKSON, Philip. Prácticas de la enseñanza. Buenos Aires. Amorrortu, 2002.

LITWIN, Edith. El campo de la Didáctica: la búsqueda de la nueva agenda. En Corrientes didácticas contemporáneas. Buenos Aires. Paidós, 1996.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Luiz Gustavo da Silva Costa. (2023). REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS. Revista Científica Educ@ção, 5(9), 1130–1142. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/29