REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
Palavras-chave:
Didática. Ensino Superior. Requerimento epistêmico. Obstáculo epistemológico.Resumo
O presente ensaio objetiva produzir uma discussão sobre a Didática sua relação e contexto
de surgimento dentro da Ciência Moderna e a influência do pensamento de Comenius bem
como seu uso ou não uso pelos docentes do ensino superior. O material utilizado são obras
bibliográficas bem como o método está apoiado em uma pesquisa bibliográfica de cunho
indutivo e verificou que o uso constante das aulas magistrais sem a garantia de momentos
de discussão para a troca de experiências entre os alunos acaba por reduzir a possibilidade
de maiores câmbios de experiência ocasionadas por falta de requerimentos epistêmicos de
ensino provocando obstáculos para a aprendizagem principalmente no atual contexto em
que as inovações tecnológicas concorrem para o desinteresse cada vez maior dos alunos
pelos modelos de aula mais tradicionais.
Métricas
Referências
BACHELARD, Gastom. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BURNS, Edward Macnall. e outros. História da Civilização Ocidental – Do Homem da Caverna às Naves Espaciais. São Paulo: Editora Globo, 2005.
CAMILLONI. Alícia R. W. Los obstáculos epistemológicos en la enseñanza. Síntesis realizada a partir del prólogo y capítulo I. Barcelona: Gedisa Editorial, 1997.
CAMILLONI, Alícia R. W. El saber didáctico. Cuestiones de educación. Buenos Aires. Paidós, 2007.
COMÊNIO, Jan Amos. A. Didática Magna: Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1966
GONFIANTINI, Virginia. Complejidad, Ética y Educación – Rosario: Laborde Editor, 2019.
JACKSON, Philip. Prácticas de la enseñanza. Buenos Aires. Amorrortu, 2002.
LITWIN, Edith. El campo de la Didáctica: la búsqueda de la nueva agenda. En Corrientes didácticas contemporáneas. Buenos Aires. Paidós, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.