O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE PUBLICA DE ENSINO: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Autores/as

Palabras clave:

Psicopedagogo. Família. Aprendizagem. Inclusão. Deficiência Intelectual.

Resumen

Este artigo apresenta as principais dificuldades de aprendizagem em crianças que apresentam
necessidades educacionais especiais - Deficiência Intelectual. Nessa perspectiva, à procura de
possíveis soluções e respostas para o processo de intervenção na aprendizagem deles, utilizar
os recursos ou as ferramentas que são aplicadas na área da psicopedagogia, facilita o processo
de ensino e aprendizagem desses alunos frene aos professores. Neste artigo, pretende-se,
também exemplificar a importância da família nesse processo e enfatizar como é vital a sua
importância. Por meio, deste estudo, é possível entender que alfabetizando-o e ainda obter
ajustes necessários para alcançar as metas desejada pela escola como um todo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Bruna Karina da Silva, Professora em Rede Estadual na cidade de Miracatu

Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência
Intelectual pela FAMESC. Professora em Rede Estadual na cidade de Miracatu-SP, E-mail:
bru.viana1995@gmail.com.

Irineu Lopes, APAE de Miracatu

Mestre em Educação pela Logos University Internacional ; graduado em Letras
pela Universidade Metropolitana de Santos; graduado em Matemática pela Universidade
Metropolitana de Santos; graduado em Normal Superior pela Universidade Hermínio
Ometto de Araras; graduando-se em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília; pósgraduado em Gestão Escolar pela Faculdade Corporativa; pós-graduado em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Universidade Cruzeiro do Sul; pósgraduado em Transtorno do Espectro Autista pela Universidade Cruzeiro do Sul.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7192-3046.

Citas

BRASIL. MEC. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC, 2007.

BOSSA, Nadia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

BOSSA, Nadia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Bruna Karina da Silva, & Irineu Lopes. (2023). O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE PUBLICA DE ENSINO: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS. Revista Científica Educ@ção, 4(7), 804–814. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/50