INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Cyntia dos Santos APAE de Juquiá
  • Claudio Neves Lopes

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual. Inclusão. Psicomotricidade. Desenvolvimento.

Resumo

A deficiência intelectual é concebida enquanto uma condição que traz vários prejuízos ao
desenvolvimento dos indivíduos, ocasionados pelo baixo funcionamento intelectivo. A
proposta de inclusão educacional preconiza que todas as pessoas devem ser oportunizadas a
frequentarem a rede regular de ensino independentemente das suas necessidades
educacionais especiais, contudo que a escola deverá criar condições que venham de encontro
com as reais necessidades de seus educandos. A psicomotricidade é uma ciência que estudo
os principais fatores de ligação entre a mente o corpo, através da educação psicomotora e da
ludicidade, o trabalho pedagógico pode se tornar mais contundente para o desenvolvimento
e aprendizagem dos alunos, principalmente dos que apresentam comprometimentos físicos
e cognitivos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cyntia dos Santos, APAE de Juquiá

Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela FAMESC/RJ e professora na
APAE de Juquiá/SP.

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 28/04/2018.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. CNE: Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 27/04/2018.

BRASIL. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado Deficiência Mental. SEESP / SEED / MEC/Brasília/DF- 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sees p/arquivos/pdf/aee_dm.pdf. Acesso em: 29/04/2018.

Downloads

Publicado

07.01.2023

Como Citar

Cyntia dos Santos, & Claudio Neves Lopes. (2023). INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Científica Educ@ção, 2(4), 497–513. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/81

Edição

Seção

Artigos