PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL

Autores

Palavras-chave:

Currículo. Currículo Funcional. Educação Especial. Sujeitos com Deficiência Intelectual.

Resumo

Com as necessidades contemporâneas na Educação Especial, em que os sujeitos com deficiência intelectual não são favorecidos pelo Currículo formal, se realizam ponderações epistemológicas acerca do Currículo Funcional. Deste modo, o presente trabalho tem por
objetivo analisar e refletir sobre o Currículo Funcional na Educação Especial a partir de uma ótica inclusiva. Abordam-se as principais indagações sobre a aplicabilidade, o significado e a funcionalidade do currículo na educação especial para o sujeito com deficiência intelectual, fundamentadas nas pesquisas de diversos autores como: Rita Figueiredo, Maryse Suplino e Lev Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo pela importância como passo inicial na construção de um processo de investigação. Apresenta-se um panorama da Educação Especial em um contexto geral e são abordados alguns aspectos da realidade brasileira, fundamentados em conceitos teóricos de autores renomados da área. Portanto, a efetivação do Currículo Funcional para o sujeito com deficiência intelectual (SDI) com o propósito de desenvolver as habilidades e as competências para uma vida autônoma
e prática na sociedade.

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Biografia do Autor

Claudio Neves Lopes, Centro Universitário do Vale do Ribeira

Mestre em Educação. Doutorando em Educação 
Afiliação Institucional: Centro Universitário do Vale do Ribeira - Faculdade Sul Paulista de
Itanhaém.
E-mail: claudiooliveira.pedagogo@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1411-0174
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9077468651694064

Vera Lucia de Oliveira Ponciano, UNISA

Mestra em Educação (Psicologia da Educação) e
Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo.
Afiliação Institucional: Professora e coordenadora do curso de Psicopedagogia da Universidade
Santo Amaro e coordenadora na Faculdade de Música Souza Lima.
E-mail: veraponciano@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0099-0839
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0129211583987754

Ana Cabanas, Faculdade Anhanguera de São José e Faculdade Vanguarda

Comunicóloga. Especialista em Metodologia Científica do Ensino.
Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual. Especialista em
Psicopedagogia. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional. Doctora en Humanidades
y Artes con mención en Ciencias de la Educación.
Afiliação Institucional: Professora na Faculdade Anhanguera de São José e Faculdade
Vanguarda.
E-mail: anakabanass@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7841-1120
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2055275546735783

Referências

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Publicado

04.01.2023

Como Citar

Claudio Neves Lopes, Vera Lucia de Oliveira Ponciano, & Ana Cabanas. (2023). PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL. Revista Científica Educ@ção, 5(9), 1209–1219. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/27

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