PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Pandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais.

Resumo

A crise global da pandemia e o isolamento social alteraram o cotidiano de sujeitos, estados,
instituições e culturas. A cultura digital entrou em ambientes educacionais com reivindicações
quase universalistas, com sistemas educacionais e educadores relativamente preparados para
enfrentá-la com qualidade social, justiça curricular e educacional. A educação em ambientes
virtuais está ocorrendo atualmente em contextos abertos, flexíveis e onipresentes, graças ao
uso de comunicação digital e dispositivos tecnológicos. Nessa pedagogia da emergência, a
virtualização chegou para ficar, mas de maneira alguma se acredita que seja “em vez de”
educação presencial, mas “além de”. São necessárias políticas públicas onde a possibilidade
de implementar escolas e universidades mais inclusivas e de apoio, incluindo novos formatos
e face a face com profissionais de ensino, mediadores significativos e essenciais de mudança
que contribuem através de suas práticas e ações para desenvolver uma pedagogia da
virtualização pensando em uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e solidária a
partir de um paradigma "affective e-Learning". Nesta perspectiva, propomos um diálogo
simulado por meio de discussão, debatendo algumas visões, experiências, desafios e
horizontes com especialistas, pesquisadores e acadêmicos para o futuro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudio Neves Lopes, Centro Universitário do Vale do Ribeira

Mestre em Educação. Doutorando em Educação 
Afiliação Institucional: Centro Universitário do Vale do Ribeira - Faculdade Sul Paulista de Itanhaém.
E-mail: claudiooliveira.pedagogo@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1411-0174
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9077468651694064

Susana Copertari, UNR

Licenciada em Ciência Política pela Universidade Nacional de Rosário -
Argentina (UNR-AR). Mestra e Especialista em Docência Universitária pela Universidade
Tecnológica Nacional - Argentina (UNT-AR). Doutoranda em Educação pela Faculdade de
Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário - Argentina (FHyA-UNR-AR).
Docente Investigadora da mesma universidade, docente do Seminário de Pós-graduação
Stricto Sensu - Mestrado em Educação Universitária dos componentes curriculares:
Educação à Distância, Tecnologias e Virtualização e Problemas Contemporâneos da
Educação Universitária. Ex-diretora de Inovações Educativas do Ministério da Educação na
província de Santa Fé - Argentina (2017-2019). Autora e coautora de livros e revistas
especializadas em Tecnologia e Educação. E-mail: susycopertari@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7733-205X

Referências

CONNELL, Raewyn. Escuela y justicia social (tercera edición). Madrid: Ediciones Morata, 2006.

COPERTARI, Susana. La práctica docente universitaria en educación a distancia. Procesos Metacognitivos y Buena Enseñanza. Rosario. Laborde editor y UNR, 2010.

COPERTARI, Susana. SGRECCIA, Natalia. SEGURA, María Laura. Políticas universitarias, Gestión y Formación Docente en Educación a Distancia. Hacia una Pedagogía de la virtualización. Rosario: Laborde editor y UNR, 2011. En: RED - Revista de Educación a Distancia, n.º: 27. En: http://www.um.es/ead/red/27. Recuperada el 10 de abril de 2020.

COPERTARI, Susana. Desde qué lugar entendemos la interdisciplinariedad en el Diseño del Plan Vuelvo Virtual. Documento de Circulación Interna. Plan Vuelvo a Estudiar – Vuelvo Virtual, 2016.

COPERTARI, Susana, GERLERO, Carina. FANTASÍA, Yanina. Formación de Docentes Tutores Afectivos e inclusivos con TIC, en el marco del Plan Vuelvo a Estudiar Virtual. Nuevos formatos. En: III Jornadas Nacionales de y V Jornadas de UNC, Experiencias e Investigación en

Educación a Distancia y Tecnología Educativa. Virtualización de la Educación Superior. Ponencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2017.

COPERTARI, Susana. CARLACHIANI, Camila. Proyecto de Innovaciones Pedagógicas para trabajar con 50 escuelas innovadoras en la provincia de Santa Fe. Secretaría de Planificación y Articulación Educativa. Ministerio de Educación de la provincia de Santa Fe, Santa Fe: 2018.

COPERTARI, Susana. Visualización de la educación en los tiempos de pandemia. Entrevista: Nota de Opinión. En: Diario elciudadanoweb.com. Recuperada, 05 de mayo de 2020. Rosario: 05-de mayo de 2020. (b).

CULLEN, Carlos. Crítica de las razones de educar: temas de filosofía de la educación. Buenos Aires: Paidós, 1997.

COPERTARI, Susana. Virtualización de la Educación en tiempos de pandemia. Entrevista En: ABC Radio Universidad, https://radio.unr.edu.ar/nota/6023/virtualizacion-de-la-educacion-entiempos-de-pandemia. Rosario: (05-05-2020 a). Recuperada, 05 de mayo de 2020.

DE ALBA, Alicia. Curriculum – sociedad. El peso de la incertidumbre, la fuerza de la imaginación. Méjico: Plaza y Valdés. IISUE-UNAM. 2007.

DIARIO AIRE DIGITAL. La escuela virtual santafesina que sigue dando clases pese al coronavirus y pone a disposición sus contenidos digitales. En: https://www.airedesantafe.com.ar/santa-fe/laescuela-virtual-santafesina-que-sigue-dando-clases-pese-al-coronavirus-y-pone-disposicionsus-contenidos-digitales-n151023. Santa Fe, (05 de abril de 2020. Recuperada el 20 de abril de 2020.

DIARIO KATAKA. El epidemiólogo de Harvard que predice que este año entre el 40 y el 70% de la población mundial se infectará con el coronavirus. 27 de abril de 2020. En: https://www.xataka.com/medicina-y-salud/epidemiologo-harvard-que-predice-que-esteano-40-70-poblacion-mundial-se-infectaran-coronavirus. Recuperada, 27 de abril de 2020.

Downloads

Publicado

04.01.2023

Como Citar

Claudio Neves Lopes, & Susana Copertari. (2023). PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 905–921. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/32

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>