DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Authors

Keywords:

Deficiência Intelectual. Inclusão. Atendimento Especializado.

Abstract

Este estudo tem como objetivo discutir a inclusão da criança com problemas de
aprendizagem no âmbito pedagógico e, também, como obter uma educação especial de
qualidade a partir de um atendimento especializado oferecido pelos professores que atuam
nas salas de recursos participando de maneira colaborativa com o professor da classe comum
para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência
ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste
aluno, buscando uma prática especial que aprimore cada vez mais o desempenho da criança
na escola. Este trabalho, também procura abordar essas questões de forma reflexiva, de
modo a compreender e dar uma melhor atenção e amparo a esses alunos para que não fiquem
à margem da aprendizagem e possam interagir com os demais.

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Author Biographies

Deise Gomes Oliveira, APAE de Miracatu

Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência
Intelectual pela FAMESC.

Irineu Lopes, APAE de Miracatu

Mestre em Educação pela Logos University Internacional ; graduado em Letras
pela Universidade Metropolitana de Santos; graduado em Matemática pela Universidade
Metropolitana de Santos; graduado em Normal Superior pela Universidade Hermínio
Ometto de Araras; graduando-se em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília; pósgraduado em Gestão Escolar pela Faculdade Corporativa; pós-graduado em Educação
Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Universidade Cruzeiro do Sul; pósgraduado em Transtorno do Espectro Autista pela Universidade Cruzeiro do Sul.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7192-3046.

References

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BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Edição Atualizada. São Paulo: Escala: 2008.

Published

2023-01-04

How to Cite

Deise Gomes Oliveira, & Irineu Lopes. (2023). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Científica Educ@ção, 4(7), 815–824. Retrieved from https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/51