DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

Palabras clave:

Deficiência Intelectual. Inclusão. Atendimento Especializado.

Resumen

Este estudo tem como objetivo discutir a inclusão da criança com problemas de
aprendizagem no âmbito pedagógico e, também, como obter uma educação especial de
qualidade a partir de um atendimento especializado oferecido pelos professores que atuam
nas salas de recursos participando de maneira colaborativa com o professor da classe comum
para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência
ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste
aluno, buscando uma prática especial que aprimore cada vez mais o desempenho da criança
na escola. Este trabalho, também procura abordar essas questões de forma reflexiva, de
modo a compreender e dar uma melhor atenção e amparo a esses alunos para que não fiquem
à margem da aprendizagem e possam interagir com os demais.

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Biografía del autor/a

Deise Gomes Oliveira, APAE de Miracatu

Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência
Intelectual pela FAMESC.

Irineu Lopes, APAE de Miracatu

Mestre em Educação pela Logos University Internacional ; graduado em Letras
pela Universidade Metropolitana de Santos; graduado em Matemática pela Universidade
Metropolitana de Santos; graduado em Normal Superior pela Universidade Hermínio
Ometto de Araras; graduando-se em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília; pósgraduado em Gestão Escolar pela Faculdade Corporativa; pós-graduado em Educação
Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Universidade Cruzeiro do Sul; pósgraduado em Transtorno do Espectro Autista pela Universidade Cruzeiro do Sul.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7192-3046.

Citas

ALFARO, Érica. Deficiência Intelectual - (Texto e Entrevista) – In: Revista Ler & Saber, Ano I, n. 1, 2017, p. 4 – 19.

ANJOS, Isa Regina Santos dos. Atendimento educacional especializado em salas de recursos. ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 5, Volume 9 | jan-jun. 2011, p. 4-11.

BATISTA, CRISTINA A. M.; MANTOAN, M. T. E. et al. Atendimento Educacional especializado: Deficiência Mental. - Brasília: MEC, SEESP, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Diferentes Diferenças: Educação de qualidade para todos. São Paulo: Publisher Brasil, 2006.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Edição Atualizada. São Paulo: Escala: 2008.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Deise Gomes Oliveira, & Irineu Lopes. (2023). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Científica Educ@ção, 4(7), 815–824. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/51