DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palabras clave:
Deficiência Intelectual. Inclusão. Atendimento Especializado.Resumen
Este estudo tem como objetivo discutir a inclusão da criança com problemas de
aprendizagem no âmbito pedagógico e, também, como obter uma educação especial de
qualidade a partir de um atendimento especializado oferecido pelos professores que atuam
nas salas de recursos participando de maneira colaborativa com o professor da classe comum
para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência
ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste
aluno, buscando uma prática especial que aprimore cada vez mais o desempenho da criança
na escola. Este trabalho, também procura abordar essas questões de forma reflexiva, de
modo a compreender e dar uma melhor atenção e amparo a esses alunos para que não fiquem
à margem da aprendizagem e possam interagir com os demais.
Métricas
Citas
ALFARO, Érica. Deficiência Intelectual - (Texto e Entrevista) – In: Revista Ler & Saber, Ano I, n. 1, 2017, p. 4 – 19.
ANJOS, Isa Regina Santos dos. Atendimento educacional especializado em salas de recursos. ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 5, Volume 9 | jan-jun. 2011, p. 4-11.
BATISTA, CRISTINA A. M.; MANTOAN, M. T. E. et al. Atendimento Educacional especializado: Deficiência Mental. - Brasília: MEC, SEESP, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Diferentes Diferenças: Educação de qualidade para todos. São Paulo: Publisher Brasil, 2006.
BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Edição Atualizada. São Paulo: Escala: 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.