EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
Keywords:
Educação. Inclusão. Direitos. Desafios.Abstract
O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a inclusão dos alunos
com deficiência no ensino regular. Conhecer as diretrizes da educação inclusiva é um
requisito básico para qualquer profissional da educação, assim sendo, a presente pesquisa de
revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de aprofundamento sobre o tema
delimitado. Como objetivos foram definidos: conhecer a história da inclusão no Brasil;
destacar as leis sobre a educação inclusiva; analisar os avanços na inclusão escolar citados por
pesquisadores da área e apontar os desafios ainda presentes nas salas de aula de acordo com
o material bibliográfico pesquisado. A pesquisa mostrou que a educação foi por muito tempo
negada as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação
inclusiva norteia as diretrizes nacionais. Ao se receber o aluno com deficiência a escola
precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar
e traçar um planejamento individualizado. A adequação curricular, de metodologias e
avaliações são respaldadas pela legislação vigente e garantem o respeito as especificidades do
aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais,
infraestrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso
de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já
conquistados.
Metrics
References
ALONSO, Daniela. Os desafios da educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Entrevista para a Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/osdesafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para alunos com deficiência mental. Brasília, MEC, SEESP, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Secretaria de Educação Especial e Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva05122014&Itemid=30192. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.