EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS

Autores

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Direitos. Desafios.

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a inclusão dos alunos
com deficiência no ensino regular. Conhecer as diretrizes da educação inclusiva é um
requisito básico para qualquer profissional da educação, assim sendo, a presente pesquisa de
revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de aprofundamento sobre o tema
delimitado. Como objetivos foram definidos: conhecer a história da inclusão no Brasil;
destacar as leis sobre a educação inclusiva; analisar os avanços na inclusão escolar citados por
pesquisadores da área e apontar os desafios ainda presentes nas salas de aula de acordo com
o material bibliográfico pesquisado. A pesquisa mostrou que a educação foi por muito tempo
negada as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação
inclusiva norteia as diretrizes nacionais. Ao se receber o aluno com deficiência a escola
precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar
e traçar um planejamento individualizado. A adequação curricular, de metodologias e
avaliações são respaldadas pela legislação vigente e garantem o respeito as especificidades do
aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais,
infraestrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso
de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já
conquistados.

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Biografia do Autor

Jarmelinda da Silva de Carvalho, APAE de Miracatu

especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência
Intelectual pela FAMESC.

Irineu Lopes, APAE de Miracatu

Mestre em Educação pela Logos University Internacional ; graduado em Letras
pela Universidade Metropolitana de Santos; graduado em Matemática pela Universidade
Metropolitana de Santos; graduado em Normal Superior pela Universidade Hermínio
Ometto de Araras; graduando-se em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília; pósgraduado em Gestão Escolar pela Faculdade Corporativa; pós-graduado em Educação
Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Universidade Cruzeiro do Sul; pósgraduado em Transtorno do Espectro Autista pela Universidade Cruzeiro do Sul.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7192-3046.

Referências

ALONSO, Daniela. Os desafios da educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Entrevista para a Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/osdesafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para alunos com deficiência mental. Brasília, MEC, SEESP, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Secretaria de Educação Especial e Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva05122014&Itemid=30192. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

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Publicado

04.01.2023

Como Citar

Jarmelinda da Silva de Carvalho, & Irineu Lopes. (2023). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS. Revista Científica Educ@ção, 4(7), 825–834. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/52

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