OS EDUCADORES DA EJA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

leitura; formação; compreensão, eja e concepções.

Resumo

O presente artigo tem como premissa analisar quais as concepções de leitura dos educadores da EJA dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do IpojucaPE. Sendo embasado pela abordagem metodológica quali-quantitativa MINAYO (2014) e KNECHTEL (2014), por buscar compreender e analisar o objeto de estudo, quarenta e dois educadores da EJA do Município do Ipojuca. O estudo foi desenvolvido em sincronia com os documentos legais que preconiza a formação de leitores críticos, ativos, competentes e proficientes em nosso país e fundamentado nos teóricos da área da leitura, concepções de leitura, práticas de leitura e a diversidade textual na sala de aula, estratégias de leitura, compreensão leitora e na formação de leitores críticos, competentes e agente transformadores. Sendo assim, foi aplicado um questionário (com treze perguntas objetivas e uma subjetiva, totalizando 14 questões) para 42 docentes da EJA I e II da Rede Municipal do Ipojuca-PE. Nesse artigo optamos em analisar apenas a única pergunta subjetiva (Na sua concepção, o que leitura?) que teve 42 respostas dos educadores. No qual, foram construindo quatro quadros com a categorização das concepções de leitura (estruturalista, interacionista, sociointeracionista e do senso comum) dos professores participantes da pesquisa, esses dados foram estudados no viés quali-quantitativa. Os resultados apontaram que as concepções de leitura e a trajetória leitora refletem nas práticas desses educadores. Além disso, que a formação continuada é de suma relevância para uma prática leitora eficaz, coerente, sólida e consciente do docente com seus estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson da Silva Matos, FICS

Anderson da Silva Matos FICS
andersonceel@hotmail.com
ORCID: 0000-0003-4803-4050
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8739524798950848

Luiz Carlos Ferreira de Araújo, FISC

Luiz Carlos Ferreira de Araújo FISC
lcfa22@hotmail.com
ORCID: 0000-0001-8595-2673
Link Lattes: https//lattes.cnpq.br/5420381382204084

Cristiano do Nascimento Siqueira, FICS

Cristiano do Nascimento Siqueira FICS
dr.cristiano1@gmail.com
ORCID: 0000-0003-3168-3580
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

Referências

ARBOLEA, T.A., LOMBARDI, R. F. Estratégias de leitura nos Parâmetros Curriculares. Disponível em <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_347.pdf>. Acesso em 09 out. 2022.

BENEVIDES, Araceli Sobreira. A leitura como prática dialógica. IN: ZOZZOLI, R. M.D. e BORBOREMA, Fernanda Cristina Agra. Concepções de leitura: implicações na ação docente para a formação do sujeito leitor (professor/aluno), Dissertação de Mestrado - UEPB 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental / Ministério da Educação e do Desporto, 1997.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FRANCO, Sérgio R. K. Construtivismo e educação. Porto Alegre: Mediação, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Publicado

03.01.2023

Como Citar

Anderson da Silva Matos, Luiz Carlos Ferreira de Araújo, & Cristiano do Nascimento Siqueira. (2023). OS EDUCADORES DA EJA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Científica Educ@ção, 7(12), 1426–1441. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/6

Edição

Seção

Artigos demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)