EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Políticas Públicas.Resumo
O Transtorno do Espectro Autismo (TEA), é um tema que tem gerado inúmeras
discussões. A amplitude de intervenções que são possíveis para o tratamento de
indivíduos com TEA apresentam inúmeras possibilidades de se viver com qualidade
objetivando o bem-estar deste indivíduo. A intervenção na área educacional é necessária,
mas para tanto, se faz necessário à reestruturação nas Políticas Públicas principalmente
do campo educacional. Menciona-se que a inserção do autista na escola de Ensino
Regular é garantida por Lei. As Políticas Nacionais de Inclusão trazem uma abordagem
muito interessante sobre este tema, Para que existam escolas preparadas para receber
pessoas com TEA é preciso de ações políticas no âmbito social, cultural e pedagógico,
que logicamente envolve a mediação do Poder Público. Trabalhar nesta perspectiva
também é exercer a cidadania, é garantir acesso a aprendizados indispensáveis conforme
nos rege a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras. A inclusão
não se permeia apenas de modo físico, mas traz benfeitorias a saúde. Este artigo tem
como objetivo sobre políticas as públicas, seu surgimento e os mecanismos que
favorecem a inclusão de indivíduos com TEA. Os meios para realização da pesquisa e
fundamentação foram a pesquisa retiradas de livros, textos, teses, dissertações e artigos
científicos de bases eletrônicas, que constam autores como Klin (2006), Plaisance (2005),
Mittler (2003), entre outros.
Métricas
Referências
AZEVEDO, J. M. L. de. Novas configurações institucionais e as políticas educativas: problematizando uma agenda de pesquisa. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. [Tabalhos encomendados]. 2001. Disponível em: http://www.anped11.uerj.br/24/. Acessado em:
/10/2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 75/2013 168 e pelo Decreto
Legislativo nº 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2013a.
BRASIL. LDBN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]. – 8ª ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.