Proposta Pedagógica Como Perspectiva no Curso de Pedagogia em Instituições públicas e privadas em duas cidades do nordeste brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v7i12.3

Keywords:

formação de professores; prática pedagógica; professor crítico-reflexivo.

Abstract

Este artigo, tem seu contexto embasado em uma dissertação de mestrado que teve como proposta levar os profissionais de educação, em especial os professores e responsáveis da educação superior, formadores de professores a refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida na formação docente do futuro professor da contemporaneidade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir a relevância do professor crítico-reflexivo como formador de formadores, bem como tendo a pedagogia crítica como
aliada nesse processo. Na introdução, apresenta-se um recorte da reflexão que precisa sobre o processo de formação de professores crítico-reflexivo. Para que tal objetivo fosse atingido, realizou-se uma pesquisa de campo, tendo como aporte a pesquisa bibliográfica e um questionário eletrônico enviado aos professores de diferentes instituições superiores de duas cidades do nordeste do Brasil: Recife -PE e Salvador -BA. A coleta de dados da referida pesquisa contou com a colaboração de 65 professores voluntários. Dentro desse processo investigativo, fora realizado um estudo com método comparativo, de caráter quantiqualitativo, dentro de uma metodologia descritiva, interpretativa e hermenêutica tendo como fundamentação teórica os referentes autores: Henry Giroux (1997). Tardif (2014) Stenhouse (1975-2003), Freire (2008-2020), Schön (2000- 2001), Libâneo (2011-2020), Dewey (1979), Saviani (2008-2022) entre outros. Esses autores respaldam essa pesquisa, visto que estão envolvidos em estudos que tratam de questões relacionadas ao poder, a justiça, desigualdade, conhecimento e cultura, bem como, defendendo uma educação pautada no ensino que leve a construção do conhecimento embasada na criticidade e reflexão para a construção e liberdade do sujeito como cidadão.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Laura de Oliveira, Fics

Laura de Oliveira, Mestra em Educação pela - Fics
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Cristiano do Nascimento Siqueira, Fics

Cristiano do Nascimento Siqueira, Doutor em Ciências da Educação pela Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3168-3580
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

References

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

BRUYNE. P. Dinámica de la Investigación en Ciencias Sociales. Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1991.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3a. ed., Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira, São Paulo, Nacional, 1959.

DEWEY, John. Como pensamos como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Trad. Haydée Camargo Campos. 4.ed. São Paulo: Nacional, Atualidades pedagógicas. 1979.

DEWEY, Jonh. How we think. Mineola., New York, USA, Dover Publications.,1997.

DOMINGUES. Ivan. Epistemologia das Ciências Humanas. Tomo 1: Positivismo e Hermenêutica. Loyola. São Paulo, Brasil. 2004.

ELLIOTT. J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: FIORENTINI, D. GERALDI, C.; PEREIRA, E. M de A. (org.) Cartografias do Trabalho Docente. Campinas: Mercado de Letras, Associação de Leituras do Brasil, p. 137-152, São Paulo, Brasil.1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/kzRxZ6gdTBGSbrxJbZn8vrs/. Acesso em 27.jul.2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 52ª.ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogía de la Autonomía Saberes Necesarios para la Práctica educativa. Siglo XXI Buenos Aires. Editores. 2008.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança, Rio de Janeiro, Paz e Terra. 2020.

GARCIA, R. (Org.). Método métodos contra-método. São Paulo Cortez, 2003.

GARCÍA, j. J. G.; PALACIOS F. J. P. ¿Comprenden los estudiantes las gráficas cartesianas usadas en los textos de ciencias? Enseñanza de Las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 25, n. 1, p. 107-132, 2007.

GATTI. Bernadete. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.5, n.9, p. 569-584, dez. 2017.

GIL, Antônio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 2019.

GIL, Antônio. Carlos Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, Atlas .2017.

GIL Antônio. Carlos. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 14, n. 27, p.170-190, 2009. Acesso em 2022.

GIROUX, Henry. Los profesores como intelectuales: hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Paidós. Barcelona, España.1990.

GIROUX, Henry. Take Back Higher Education: Race, Youth, and the Crisis of Democracy in the Post Civil Rights Era. New York: Palgrave Macmillan. 2004.

Published

2023-01-03

How to Cite

Laura de Oliveira, Claudio Neves Lopes, & Cristiano do Nascimento Siqueira. (2023). Proposta Pedagógica Como Perspectiva no Curso de Pedagogia em Instituições públicas e privadas em duas cidades do nordeste brasileiro. Revista Científica Educ@ção, 7(12), 1381–1398. https://doi.org/10.46616/rce.v7i12.3

Issue

Section

Artigos demanda contínua

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>