EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Políticas Públicas.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autismo (TEA), é um tema que tem gerado inúmeras
discussões. A amplitude de intervenções que são possíveis para o tratamento de
indivíduos com TEA apresentam inúmeras possibilidades de se viver com qualidade
objetivando o bem-estar deste indivíduo. A intervenção na área educacional é necessária,
mas para tanto, se faz necessário à reestruturação nas Políticas Públicas principalmente
do campo educacional. Menciona-se que a inserção do autista na escola de Ensino
Regular é garantida por Lei. As Políticas Nacionais de Inclusão trazem uma abordagem
muito interessante sobre este tema, Para que existam escolas preparadas para receber
pessoas com TEA é preciso de ações políticas no âmbito social, cultural e pedagógico,
que logicamente envolve a mediação do Poder Público. Trabalhar nesta perspectiva
também é exercer a cidadania, é garantir acesso a aprendizados indispensáveis conforme
nos rege a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras. A inclusão
não se permeia apenas de modo físico, mas traz benfeitorias a saúde. Este artigo tem
como objetivo sobre políticas as públicas, seu surgimento e os mecanismos que
favorecem a inclusão de indivíduos com TEA. Os meios para realização da pesquisa e
fundamentação foram a pesquisa retiradas de livros, textos, teses, dissertações e artigos
científicos de bases eletrônicas, que constam autores como Klin (2006), Plaisance (2005),
Mittler (2003), entre outros.

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Biografia do Autor

Catarina de Oliveira Sillig, APAE

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Luterana do Brasil

Referências

AZEVEDO, J. M. L. de. Novas configurações institucionais e as políticas educativas: problematizando uma agenda de pesquisa. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. [Tabalhos encomendados]. 2001. Disponível em: http://www.anped11.uerj.br/24/. Acessado em:

/10/2018.

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Publicado

05.01.2023

Como Citar

Catarina de Oliveira Sillig, & Claudio Neves Lopes. (2023). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Revista Científica Educ@ção, 3(6), 728–739. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/65

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