DIDÁTICA E ALFABETIZAÇÃO: uma parceria necessária para o processo de ensino-aprendizagem.

Autores/as

  • Marta de Abreu Lima Moreira Mendes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
  • Cristiano do Nascimento Siqueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
  • Laura de Oliveira Secretaria da Educação

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.105

Palabras clave:

Didática e Alfabetização. Didática, Ensino e Aprendizagem. A Didática e Sua Concepção e Letramento.

Resumen

Este artigo tem como principal objetivo fazer com que os leitores e especialmente entre esses, os profissionais docentes para que os mesmos, por meio da leitura possam refletir sobre o quanto se faz necessário a parceria da Didática ao processo de alfabetização. Assim, entende-se que é de fundamental importância Didática, uma ciência da Educação, seja enxergada como uma ferramenta necessária, fundamental para a realização do trabalho docente no processo do ensino da alfabetização, para que, por meio dela, conheça e trilhe caminhos que lhe proporcione uma maneira melhor de ensinar o estudante a ler e a escrever, a se alfabetizar, a descobrir o mundo por meio da leitura e da escrita. O artigo intitulado Didática e Alfabetização: uma parceria necessária para o processo de ensino-aprendizagem foi escrito por meio de uma revisão de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa analítica, que , para a sua construção foram realizadas várias pesquisas, as quais trazem informações sobre o quanto de faz necessária a Didática como parceira no processo do ensino de alfabetização,
visto que a mesma proporciona ao professor uma nova forma de fazer o seu trabalho, de dar o encaminhamento às suas aulas, de entender como o ensino está e se está chegando até o estudante, ou seja, se está ocorrendo a aprendizagem. desenvolvido nos séculos passados e sobre a alfabetização que se espera para os dias atuais. Partindo desse pressuposto, o referido estudo tem como proposta levar esse tema às discussões e informações. Dentro do contexto Didática e alfabetização como parceiras necessárias para o processo do ensino e da aprendizagem, neste artigo, abordou-se, de maneira sucinta o termo Didática e sua relevância no trabalho da docência, assim, consequentemente, o quanto a referida ciência é fundamental e que esteja atrelada ao processo do trabalho do professor alfabetizador. Entre os autores que respaldaram a construção desta pesquisa estão: Comenius (1997), Freire (1997-2019), (LIBÂNEO, 1994-2013), Camilloni (2010), entre outros, os quais tratam em suas obras importantes conceitos sobre o tema.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marta de Abreu Lima Moreira Mendes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Nome dos autores: Marta de Abreu Lima Moreira Mendes
Afiliação Institucional: Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales – Fics
Email: contato@marthamendes.com.br
ORCID: 0009-0000-4047-7258
Link Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata

Cristiano do Nascimento Siqueira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Nome dos autores: Cristiano do Nascimento Siqueira, Doutor em Ciências da Educação pela Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
Email: dr.cristiano@gmail.com
ORCID: https://orcid.org 0000-0003-3168-3580
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

Laura de Oliveira, Secretaria da Educação

Nome dos autores: Laura de Oliveira, Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de
Ciencias Sociales – Fics
Email: lauraapoiopedagogico@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5732.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Citas

COMENIUS. Didática Magna. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CAMILLONI, Alicia de. El Saber Didáctico. Paidós. Buenos Aires. Argentina, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 52ª.ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a prática educativa. Siglo XXI Buenos Aires. Editores. 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

Publicado

2023-10-27

Cómo citar

Marta de Abreu Lima Moreira Mendes, Cristiano do Nascimento Siqueira, & Laura de Oliveira. (2023). DIDÁTICA E ALFABETIZAÇÃO: uma parceria necessária para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Científica Educ@ção, 8(13). https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.105

Número

Sección

Artigos demanda contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.