DIDÁTICA E ALFABETIZAÇÃO: uma parceria necessária para o processo de ensino-aprendizagem.
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.105Palavras-chave:
Didática e Alfabetização. Didática, Ensino e Aprendizagem. A Didática e Sua Concepção e Letramento.Resumo
Este artigo tem como principal objetivo fazer com que os leitores e especialmente entre esses, os profissionais docentes para que os mesmos, por meio da leitura possam refletir sobre o quanto se faz necessário a parceria da Didática ao processo de alfabetização. Assim, entende-se que é de fundamental importância Didática, uma ciência da Educação, seja enxergada como uma ferramenta necessária, fundamental para a realização do trabalho docente no processo do ensino da alfabetização, para que, por meio dela, conheça e trilhe caminhos que lhe proporcione uma maneira melhor de ensinar o estudante a ler e a escrever, a se alfabetizar, a descobrir o mundo por meio da leitura e da escrita. O artigo intitulado Didática e Alfabetização: uma parceria necessária para o processo de ensino-aprendizagem foi escrito por meio de uma revisão de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa analítica, que , para a sua construção foram realizadas várias pesquisas, as quais trazem informações sobre o quanto de faz necessária a Didática como parceira no processo do ensino de alfabetização,
visto que a mesma proporciona ao professor uma nova forma de fazer o seu trabalho, de dar o encaminhamento às suas aulas, de entender como o ensino está e se está chegando até o estudante, ou seja, se está ocorrendo a aprendizagem. desenvolvido nos séculos passados e sobre a alfabetização que se espera para os dias atuais. Partindo desse pressuposto, o referido estudo tem como proposta levar esse tema às discussões e informações. Dentro do contexto Didática e alfabetização como parceiras necessárias para o processo do ensino e da aprendizagem, neste artigo, abordou-se, de maneira sucinta o termo Didática e sua relevância no trabalho da docência, assim, consequentemente, o quanto a referida ciência é fundamental e que esteja atrelada ao processo do trabalho do professor alfabetizador. Entre os autores que respaldaram a construção desta pesquisa estão: Comenius (1997), Freire (1997-2019), (LIBÂNEO, 1994-2013), Camilloni (2010), entre outros, os quais tratam em suas obras importantes conceitos sobre o tema.
Métricas
Referências
COMENIUS. Didática Magna. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CAMILLONI, Alicia de. El Saber Didáctico. Paidós. Buenos Aires. Argentina, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 52ª.ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a prática educativa. Siglo XXI Buenos Aires. Editores. 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.