A REALIDADE DA INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO

Autores/as

Palabras clave:

Educação Especial. Políticas Públicas. Avaliação e Encaminhamento. Inclusão Escolar.

Resumen

O trabalho apresentado procura focalizar o processo de inclusão através dos tempos,
demonstrando que é uma necessidade natural do homem viver em sociedade, convivendo
com as diferenças. O esforço conjunto, embora lento e precário, do Estado, dos familiares e
das instituições avança, embora muitas pessoas continuem segregadas em instituições, outras
integradas nos espaços sociais comuns, lutando diariamente pela sua autonomia e outras
ainda apenas presentes em contextos que excluem, num processo de negligência camuflado
em discursos que se resumem mais à teoria do que à prática do dia-a-dia. A pesquisa partiu
de um aprofundamento bibliográfico, com o objetivo de subsidiar o trabalho do pesquisador
para atualizando seus conhecimentos na área em que já atua.

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Biografía del autor/a

Flavia Catanante, Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Mestranda em Educação Universitária pela Universidade Nacional de
Rosário (UNR); graduada em Pedagogia com habilitação em Deficiência Intelectual e
Deficiência da Audiocomunicação pelo Centro Universitário Lusíada; pós-graduada em
Educação Especial pelas Faculdades Integradas Einstein de Limeira; pós-graduada em
Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas; pós-graduada em Gestão
Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Federação das APAEs do Estado de São Paulo. Diretora da EE Poeta
Domingos Bauer Leite-SEDUC/SP.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4825-5497.

Irineu Lopes, APAE de Miracatu

Mestre em Educação pela Logos University Internacional ; graduado em Letras
pela Universidade Metropolitana de Santos; graduado em Matemática pela Universidade
Metropolitana de Santos; graduado em Normal Superior pela Universidade Hermínio
Ometto de Araras; graduando-se em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília; pósgraduado em Gestão Escolar pela Faculdade Corporativa; pós-graduado em Educação
Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Universidade Cruzeiro do Sul; pósgraduado em Transtorno do Espectro Autista pela Universidade Cruzeiro do Sul.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7192-3046.

Citas

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Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Flavia Catanante, & Irineu Lopes. (2023). A REALIDADE DA INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO. Revista Científica Educ@ção, 4(7), 790–803. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/49

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