A REALIDADE DA INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO
Palavras-chave:
Educação Especial. Políticas Públicas. Avaliação e Encaminhamento. Inclusão Escolar.Resumo
O trabalho apresentado procura focalizar o processo de inclusão através dos tempos,
demonstrando que é uma necessidade natural do homem viver em sociedade, convivendo
com as diferenças. O esforço conjunto, embora lento e precário, do Estado, dos familiares e
das instituições avança, embora muitas pessoas continuem segregadas em instituições, outras
integradas nos espaços sociais comuns, lutando diariamente pela sua autonomia e outras
ainda apenas presentes em contextos que excluem, num processo de negligência camuflado
em discursos que se resumem mais à teoria do que à prática do dia-a-dia. A pesquisa partiu
de um aprofundamento bibliográfico, com o objetivo de subsidiar o trabalho do pesquisador
para atualizando seus conhecimentos na área em que já atua.
Métricas
Referências
ABRAMOVICHT, Welli Terezinha; RODRIGUES, Geni Sanches; ALMEIDA, Maria Amélia. Inclusão de uma Criança Portadora de Deficiência Mental no Ensino Regular: um estudo de caso. In: anais do I Congresso Brasileiro Multidisplinar de Educação Especial. 1997, Universidade Estadual do Paraná.
ANDRADE, Cristiana. É Hora de Aceitar e Valorizar as Diferenças. Nova Escola, São Paulo, n. 138, p. 38-43, dez 2000.
FERREIRA, Júlio Romero. A Exclusão da Diferença. São Paulo: UNIMEP, 1993.
JANNUZZI, Gilberta Sampaio de Martino. A Luta pela Educação do Deficiente Mental no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 1985.
LONGMAN, Liliane Vieira. Classificação: uma pedagogia de exclusão. Gestão em rede, p 11, out/2002.
MAZZOTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil. Histórias e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
MENESES, João Gualberto de Carvalho et. al. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica – Leituras. São Paulo: Pioneira, 1999.
NETO, Júlio Bissoli. Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico. In: Educação Especial: Perspectivas e Reflexões – coletânea de textos. São Paulo: SE/CENP, 1993.
PAULA, Suzana Maria de. O Processo de Integração pela via do Sucesso. Monografia de especialização um Educação Especial. Minas Gerais: Juiz de Fora, 1998.
PICCININI, Rosana Lúcia; Marquezine, Maria Cristina. Inclusão de Crianças Portadoras de Deficiência Mental em Creche. In: Anais do I Congresso Brasileiro Multidisplinar de Educação Especial. 1997, Universidade Estadual do Paraná.
PESSOTI, Isaías. Deficiência Mental: da Superstição à Ciência. São Paulo: T. A. Queiroz, 1933.
PIRES, Nise. Educação Especial em Foco. Rio de Janeiro: MEC-INEP-CBPE, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.