POR QUE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Uma questão a ser refletida pelos docentes da infância

Autores/as

  • Maria de Fátima Soares Alves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Laura de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cristiano do Nascimento Siqueira FICS

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.96

Palabras clave:

Ludicidade, Desenvolvimento, Construção de conhecimento

Resumen

O referido artigo tem como objetivo levar os leitores a refletirem sobre o tema que aborda sobre a relevância do lúdico como importante ferramenta para desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Portanto pretendeu-se enfatizar os jogos e brincadeiras, como ações essenciais para a formação do cidadão. O processo investigativo desse trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como fundamentação teórica autores que discutem a importância e o que significa o lúdico para a aprendizagem na Educação Infantil. Entre esses teóricos estão: Vygotsky (2007-2010), Ariès (1978), Kishimoto (2011-2013), Bueno (2010), entre outros. O lúdico, o brincar é inerente do ser humano, é uma característica, em especial das crianças, mesmos essas, na antiguidade não terem sido enxergadas como tal, e sim como um adulto em miniatura. No decorrer das décadas, mudanças ocorreram e a criança, por meio de documentação legal, passa a ter garantido seus direitos enquanto cidadã e como cidadão, tem direito garantido a uma educação de qualidade, uma educação que lhe seja digna. Dentro desse contexto, discute-se também a necessidade do professor que atua na primeira etapa da Educação Básica conhecer mais profundamente o seu papel enquanto professor de educação infantil e a complexidade que envolve essa importante etapa da Educação. Nesse sentido, o professor da infância deve estar ciente do quanto se faz necessário o uso dos jogos e brincadeiras como instrumento pedagógico e não como objetos para uma ação de descanso, como uma atividade extra, para relaxamento da turma. Por meio da ludicidade, o aluno da Educação Infantil é estimulado a desenvolver habilidades que contribuem para o desenvolvimento físico, afetivas/emocionais, psicológicas e social. Para tanto, as instituições de Educação Infantil, junto ao seu corpo docente, precisam estar atenta e cumprir com as orientações legais sobre como devem ser desenvolvidas as aulas para os alunos da primeira etapa da Educação Básica. A escola é um espaço de formação cidadã, e nesse sentido, portanto, ela, a escola é fundamental e essencial que seja um lugar que proporcione ao aluno a construção do conhecimento, da aprendizagem que se faz por meio das experiencias vivenciadas, tendo o professor como mediador desse processo construtivo. Sendo a Educação Infantil, a primeira etapa da Educação Básica, deve desenvolver ações educativas que sejam pautadas numa proposta pedagógica a qual ofereça uma aprendizagem significativa aos pequenos, respeitando a faixa etária de cada um. Brincar na Educação Infantil é coisa séria, pois trata-se da formação integral do cidadão da primeira etapa da Educação Básica.

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Biografía del autor/a

Maria de Fátima Soares Alves, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Maria de Fátima Soares Alves, Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

ORCID: 000-0002-6623-4745

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Laura de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Laura de Oliveira, Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5732.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Cristiano do Nascimento Siqueira, FICS

Cristiano do Nascimento Siqueira, Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

ORCID: https://orcid.org 0000-0003-3168-3580

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

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Publicado

2023-03-13

Cómo citar

Maria de Fátima Soares Alves, Laura de Oliveira, & Cristiano do Nascimento Siqueira. (2023). POR QUE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Uma questão a ser refletida pelos docentes da infância . Revista Científica Educ@ção, 8(13). https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.96

Número

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