ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma prática para além dos muros da escola
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.104Keywords:
Alfabetização. Alfabetização e Letramento. Concepção Docente Sobre AlfabetizaçãoAbstract
O referido artigo tem como objetivo levar os leitores a refletirem sobre o tema que aborda a importância da alfabetização e letramento como aliados na prática de ensino. Como dois processos indissociáveis e necessários para a formação do cidadão; uma formação para além dos muros da escola, mas para a vida. O referido artigo foi Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa analítica construído a partir de várias pesquisas, as quais trazem informações sobre o processo de alfabetização desenvolvido nos séculos passados e sobre a alfabetização que se espera para os dias atuais. Partindo desse pressuposto, o referido estudo tem como proposta levar esse tema às discussões e informações. Dentro do contexto alfabetização e letramento abordou-se, de maneira breve, a história da alfabetização no Brasil; sobre esses dois importantes processos estarem além da codificação e decodificação de símbolos; a relevância de um ensino que tenha com foco a prática social
e, finalizando, a importante missão do professor alfabetizador neste século. Entre os autores que respaldaram a construção desta pesquisa estão: Magda Soares, (2015), Ferreiro (1985-2017, (Teberosky (2000), Lerner (2001), Freire (2008-2022) entre outros, os quais tratam em suas obras importantes conceitos sobre o tema.
Metrics
References
CAGLIARI, Luiz, Carlos. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione, 2006.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017.
FERREIRO, Emília. Educação e Ciência. Folha de S. Paulo, 3 jun. 1985, p. 14.
FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2
FERREIRO, Emília. Reflexões Sobre a Alfabetização. 24. Ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 52ª.ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a prática educativa. Siglo XXI Buenos Aires. Editores. 2008.
PIAGET, J. Biologia e Conhecimento. 2. Ed. São Paulo, SP: Vozes, 1996.
PIAGET, Jean. A equilibração das Estruturas Cognitivas-Problema Central do Desenvolvimento. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1976.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Tradução Juliana dos Santos
Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências profissionais e profissão docente. São Paulo, Cortez, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.