ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma prática para além dos muros da escola
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.104Palavras-chave:
Alfabetização. Alfabetização e Letramento. Concepção Docente Sobre AlfabetizaçãoResumo
O referido artigo tem como objetivo levar os leitores a refletirem sobre o tema que aborda a importância da alfabetização e letramento como aliados na prática de ensino. Como dois processos indissociáveis e necessários para a formação do cidadão; uma formação para além dos muros da escola, mas para a vida. O referido artigo foi Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa analítica construído a partir de várias pesquisas, as quais trazem informações sobre o processo de alfabetização desenvolvido nos séculos passados e sobre a alfabetização que se espera para os dias atuais. Partindo desse pressuposto, o referido estudo tem como proposta levar esse tema às discussões e informações. Dentro do contexto alfabetização e letramento abordou-se, de maneira breve, a história da alfabetização no Brasil; sobre esses dois importantes processos estarem além da codificação e decodificação de símbolos; a relevância de um ensino que tenha com foco a prática social
e, finalizando, a importante missão do professor alfabetizador neste século. Entre os autores que respaldaram a construção desta pesquisa estão: Magda Soares, (2015), Ferreiro (1985-2017, (Teberosky (2000), Lerner (2001), Freire (2008-2022) entre outros, os quais tratam em suas obras importantes conceitos sobre o tema.
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