ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma prática para além dos muros da escola

Autores/as

  • Marta de Abreu Lima Moreira Mendes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
  • Cristiano do Nascimento Siqueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
  • Laura de Oliveira Secretaria da Educação

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.104

Palabras clave:

Alfabetização. Alfabetização e Letramento. Concepção Docente Sobre Alfabetização

Resumen

O referido artigo tem como objetivo levar os leitores a refletirem sobre o tema que aborda a importância da alfabetização e letramento como aliados na prática de ensino. Como dois processos indissociáveis e necessários para a formação do cidadão; uma formação para além dos muros da escola, mas para a vida. O referido artigo foi Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa analítica construído a partir de várias pesquisas, as quais trazem informações sobre o processo de alfabetização desenvolvido nos séculos passados e sobre a alfabetização que se espera para os dias atuais. Partindo desse pressuposto, o referido estudo tem como proposta levar esse tema às discussões e informações. Dentro do contexto alfabetização e letramento abordou-se, de maneira breve, a história da alfabetização no Brasil; sobre esses dois importantes processos estarem além da codificação e decodificação de símbolos; a relevância de um ensino que tenha com foco a prática social
e, finalizando, a importante missão do professor alfabetizador neste século. Entre os autores que respaldaram a construção desta pesquisa estão: Magda Soares, (2015), Ferreiro (1985-2017, (Teberosky (2000), Lerner (2001), Freire (2008-2022) entre outros, os quais tratam em suas obras importantes conceitos sobre o tema.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marta de Abreu Lima Moreira Mendes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Nome dos autores: Marta de Abreu Lima Moreira Mendes
Afiliação Institucional: Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales – Fics
Email: contato@marthamendes.com.br
ORCID: 0009-0000-4047-7258
Link Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata

Cristiano do Nascimento Siqueira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Nome dos autores: Cristiano do Nascimento Siqueira, Doutor em Ciências da Educação pela Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
Email: dr.cristiano@gmail.com
ORCID: https://orcid.org 0000-0003-3168-3580
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

Laura de Oliveira, Secretaria da Educação

Nome dos autores: Laura de Oliveira, Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de
Ciencias Sociales – Fics
Email: lauraapoiopedagogico@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5732.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Citas

CAGLIARI, Luiz, Carlos. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione, 2006.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017.

FERREIRO, Emília. Educação e Ciência. Folha de S. Paulo, 3 jun. 1985, p. 14.

FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2

FERREIRO, Emília. Reflexões Sobre a Alfabetização. 24. Ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 52ª.ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a prática educativa. Siglo XXI Buenos Aires. Editores. 2008.

PIAGET, J. Biologia e Conhecimento. 2. Ed. São Paulo, SP: Vozes, 1996.

PIAGET, Jean. A equilibração das Estruturas Cognitivas-Problema Central do Desenvolvimento. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1976.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo Cortez, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Tradução Juliana dos Santos

Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências profissionais e profissão docente. São Paulo, Cortez, 2011.

Publicado

2023-10-27

Cómo citar

Marta de Abreu Lima Moreira Mendes, Cristiano do Nascimento Siqueira, & Laura de Oliveira. (2023). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma prática para além dos muros da escola. Revista Científica Educ@ção, 8(13). https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.104

Número

Sección

Artigos demanda contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.