LA TECHNÉ EDUCATIVA EN PANDEMIA Diálogos para una educación inclusiva desde la virtualidad
DOI:
https://doi.org/10.46616/editorarce-978-65-00-71566-8Palabras clave:
TECHNÉ EDUCATIVAResumen
Reencontrar textos que já ouvimos de seus autores na época, que discutimos com a urgência de um contexto incerto e que serviram de referência para nossas práticas de ensino na modalidade virtual, que imperava naquele momento em que vivíamos, é uma oportunidade que, quando oferecida, deve particularmente ser aproveitada, pois sua contribuição foi e será de extrema relevância. Nas experiências que são narradas e que desejamos expor neste monográfico, podemos afirmar que ela não se materializa apenas nos textos como prescrições, mas também, em ações de acompanhamento às trajetórias educativas que os docentes narram, na formação de seus discentes de uma perspectiva afetiva, inclusiva e transdisciplinar e em seus vínculos interinstitucionais entre Estado, organizações sociais e sociedade civil articulando escola e território. Cabe destacar, que este monográfico é resultado de 19 encontros realizados de forma virtual e semanais por videoconferência, todas as terças-feiras, das 18h às 21h, de 07/07/2020 a 11/11/2020 e 1 encontro em 2021, com o objetivo de discutir e refletir sobre os conhecimentos dos colegas especialistas com o trabalho em (EaD) e com as Tecnologias Educacionais, Currículo e Didática, Avaliação Colaborativa, Design de Materiais Multimídia, Cinema e Educação, Videogames Educativos, Políticas Educacionais, Inclusão Educacional, Capitalismo Cognitivo, Ensino em Convergência, Espaços Comunitários, Direção Educacional e Gestão, Vínculo Social e Subjetividade em Tempos de Pandemia. Com a participação da Universidade Nacional de Rosario, universidades nacionais e estrangeiras, UNESCO Chile, participaram como um espaço de reflexão e crescimento conjunto, compartilhando conhecimento sobre (EaD), o Plano Vuelvo a Estudiar Virtual (EEMPA 1330), seus princípios, desenho curricular, planos de estudo, módulos didáticos, tutoriais, materiais e dispositivos artesanais ao serviço do ensino mediado pelas TICs e da Formação de Professores no paradigma e-learning afetivo.
Trecho retirado do Prefácio escrito pelo Dr. Claudio Neves Lopes
Métricas
Citas
AVENDAÑO, FERNANDO y COPERTARI, SUSANA (Coords) (2022) ¿Qué Escuela para la Postpandemia? Homo Sapiens editora.
COPERTARI, SUSANA. (2010). La práctica docente universitaria en educación a distancia. Procesos Metacognitivos y Buena Enseñanza. Laborde editor y UNR.
COPERTARI, SUSANA, SGRECCIA, NATALIA. y SEGURA, MARÍA LAURA (2011). “Políticas universitarias, Gestión y Formación Docente en Educación a Distancia. Hacia una Pedagogía de la virtualización”. En: RED - Revista de Educación a Distancia. Nº: 27. http://www.um.es/ead/red/27. Recuperada el 10 de abril de 2020.
COPERTARI, SUSANA (2017). “Políticas Públicas de Inclusión Socioeducativa. El caso del Plan Vuelvo a Estudiar del Gobierno Santafesino”. En: Webinar RIED/OEA que se realizó el 27 de julio, a las 14 horas Argentina. http://www.oas.org/es/ried/webinars.asp (Recuperada el 02 de noviembre de 2019).
COPERTARI, SUSANA, GERLERO, CARINA y FANTASÍA, YANINA (2017). “Formación de Docentes Tutores Afectivos e Inclusivos con TIC, en el marco del Plan Vuelvo a Estudiar Virtual. Nuevos formatos.” En: III Jornadas Nacionales de y V Jornadas de UNC, Experiencias e Investigación en Educación a Distancia y Tecnología Educativa. Virtualización de la Educación Superior. Ponencia. UNC. Córdoba.
COPERTARI, SUSANA y CARLACHIANI, CAMILA (2018/2919). “Proyecto de Innovaciones Pedagógicas para trabajar con 50 escuelas innovadoras en la provincia de Santa Fe”. Secretaría de Planificación y Articulación Educativa. Ministerio de Educación de la provincia de Santa Fe.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.