INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Keywords:
Deficiência Intelectual. Inclusão. Psicomotricidade. Desenvolvimento.Abstract
A deficiência intelectual é concebida enquanto uma condição que traz vários prejuízos ao
desenvolvimento dos indivíduos, ocasionados pelo baixo funcionamento intelectivo. A
proposta de inclusão educacional preconiza que todas as pessoas devem ser oportunizadas a
frequentarem a rede regular de ensino independentemente das suas necessidades
educacionais especiais, contudo que a escola deverá criar condições que venham de encontro
com as reais necessidades de seus educandos. A psicomotricidade é uma ciência que estudo
os principais fatores de ligação entre a mente o corpo, através da educação psicomotora e da
ludicidade, o trabalho pedagógico pode se tornar mais contundente para o desenvolvimento
e aprendizagem dos alunos, principalmente dos que apresentam comprometimentos físicos
e cognitivos.
Metrics
References
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 28/04/2018.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. CNE: Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 27/04/2018.
BRASIL. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado Deficiência Mental. SEESP / SEED / MEC/Brasília/DF- 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sees p/arquivos/pdf/aee_dm.pdf. Acesso em: 29/04/2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.